|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Territorial. |
Data corrente: |
13/02/2023 |
Data da última atualização: |
10/05/2024 |
Tipo da produção científica: |
Autoria/Organização/Edição de Livros |
Autoria: |
CRISCUOLO, C. (ed.). |
Afiliação: |
CRISTINA CRISCUOLO, CNPM. |
Título: |
Atlas escolar de Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista. |
Ano de publicação: |
2024 |
Fonte/Imprenta: |
Brasília, DF: Embrapa, 2024. |
Páginas: |
223 p. |
ISBN: |
978-65-5467-033-3 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
ODS 4. |
Conteúdo: |
A parceria que deu origem ao Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul foi iniciada no ano 2017. Na ocasião, a Embrapa Territorial, a Prefeitura da Estância Turística de Monte Alegre do Sul e a Associação Pró-Memória de Monte Alegre do Sul uniram esforços para desenvolver o projeto e contribuir para a formação dos estudantes do município e de toda a região do Circuito das Águas Paulista. Para elaborar o material voltado ao ensino fundamental II (6º ao 9º ano), a equipe buscou orientações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em outros documentos de referência normativos para as redes de ensino brasileiras. Este Atlas contempla uma série de conteúdos relacionados ao município e à região na qual está inserido, e configura-se em uma fonte de informação sobre o espaço de vivência dos alunos. O eixo temático deste Atlas foi definido de forma participativa com professores e demais agentes educacionais de Monte Alegre do Sul. Buscou-se relatar aspectos da formação territorial do município, baseados nos diversos ciclos econômicos e nas características ambientais da região, onde a agropecuária e posteriormente o turismo contribuíram para formar a identidade sociocultural dos habitantes e da paisagem local. Este Atlas é um recurso que busca maior conexão entre os temas definidos como eixo temático e o currículo escolar. Sobre as conexões possíveis entre os eixos temáticos e os conceitos tratados no ensino fundamental, têm destaque: o conhecimento transversal derivado da Ciência, em suas mais diferentes áreas de atuação; a oportunidade de analisar o espaço em diferentes escalas e níveis territoriais, nos quais o local de vivência dos alunos se insere; a noção de que as atividades humanas se materializam em âmbito local e, portanto, todos devem conhecer melhor o ambiente em que vivem e que ajudam a construir; o conceito de território e suas especializações, voltadas às lógicas do mercado; a paisagem e seus elementos, formados no presente e no passado, que se sobrepõem e se integram em um conjunto de objetos que podem ser vistos e interpretados de forma crítica. Tais conexões são pesquisadas desde 2009 pela equipe do Projeto GeoAtlas, da Embrapa Territorial. A equipe também publicou o Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, que serviu como referência metodológica para a adaptação e elaboração do Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista. MenosA parceria que deu origem ao Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul foi iniciada no ano 2017. Na ocasião, a Embrapa Territorial, a Prefeitura da Estância Turística de Monte Alegre do Sul e a Associação Pró-Memória de Monte Alegre do Sul uniram esforços para desenvolver o projeto e contribuir para a formação dos estudantes do município e de toda a região do Circuito das Águas Paulista. Para elaborar o material voltado ao ensino fundamental II (6º ao 9º ano), a equipe buscou orientações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em outros documentos de referência normativos para as redes de ensino brasileiras. Este Atlas contempla uma série de conteúdos relacionados ao município e à região na qual está inserido, e configura-se em uma fonte de informação sobre o espaço de vivência dos alunos. O eixo temático deste Atlas foi definido de forma participativa com professores e demais agentes educacionais de Monte Alegre do Sul. Buscou-se relatar aspectos da formação territorial do município, baseados nos diversos ciclos econômicos e nas características ambientais da região, onde a agropecuária e posteriormente o turismo contribuíram para formar a identidade sociocultural dos habitantes e da paisagem local. Este Atlas é um recurso que busca maior conexão entre os temas definidos como eixo temático e o currículo escolar. Sobre as conexões possíveis entre os eixos temáticos e os conceitos tratados no ensino fundamental, têm destaque: o conhecimento transversal derivado da Ciência, em su... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Educação infanto-juvenil; Geotecnologias; Selo ODS 4; Turismo rural. |
Thesagro: |
Agricultura; Geografia; Meio Ambiente. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/266358/1/6095.pdf
|
Marc: |
LEADER 03094nam a2200229 a 4500 001 2151714 005 2024-05-10 008 2024 bl uuuu 00u1 u #d 020 $a978-65-5467-033-3 100 1 $aCRISCUOLO, C. 245 $aAtlas escolar de Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista.$h[electronic resource] 260 $aBrasília, DF: Embrapa$c2024 300 $a223 p. 500 $aODS 4. 520 $aA parceria que deu origem ao Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul foi iniciada no ano 2017. Na ocasião, a Embrapa Territorial, a Prefeitura da Estância Turística de Monte Alegre do Sul e a Associação Pró-Memória de Monte Alegre do Sul uniram esforços para desenvolver o projeto e contribuir para a formação dos estudantes do município e de toda a região do Circuito das Águas Paulista. Para elaborar o material voltado ao ensino fundamental II (6º ao 9º ano), a equipe buscou orientações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em outros documentos de referência normativos para as redes de ensino brasileiras. Este Atlas contempla uma série de conteúdos relacionados ao município e à região na qual está inserido, e configura-se em uma fonte de informação sobre o espaço de vivência dos alunos. O eixo temático deste Atlas foi definido de forma participativa com professores e demais agentes educacionais de Monte Alegre do Sul. Buscou-se relatar aspectos da formação territorial do município, baseados nos diversos ciclos econômicos e nas características ambientais da região, onde a agropecuária e posteriormente o turismo contribuíram para formar a identidade sociocultural dos habitantes e da paisagem local. Este Atlas é um recurso que busca maior conexão entre os temas definidos como eixo temático e o currículo escolar. Sobre as conexões possíveis entre os eixos temáticos e os conceitos tratados no ensino fundamental, têm destaque: o conhecimento transversal derivado da Ciência, em suas mais diferentes áreas de atuação; a oportunidade de analisar o espaço em diferentes escalas e níveis territoriais, nos quais o local de vivência dos alunos se insere; a noção de que as atividades humanas se materializam em âmbito local e, portanto, todos devem conhecer melhor o ambiente em que vivem e que ajudam a construir; o conceito de território e suas especializações, voltadas às lógicas do mercado; a paisagem e seus elementos, formados no presente e no passado, que se sobrepõem e se integram em um conjunto de objetos que podem ser vistos e interpretados de forma crítica. Tais conexões são pesquisadas desde 2009 pela equipe do Projeto GeoAtlas, da Embrapa Territorial. A equipe também publicou o Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, que serviu como referência metodológica para a adaptação e elaboração do Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista. 650 $aAgricultura 650 $aGeografia 650 $aMeio Ambiente 653 $aEducação infanto-juvenil 653 $aGeotecnologias 653 $aSelo ODS 4 653 $aTurismo rural
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Territorial (CNPM) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Clima Temperado. |
Data corrente: |
15/06/2016 |
Data da última atualização: |
15/06/2016 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CIMA, F. F.; ROCHA, D.; TERRES, L.; AZEVEDO, F. Q.; VIZZOTTO, M.; PEREIRA, A. da S. |
Afiliação: |
Francieli F. Cima; Dediel Rocha; Laerte Terres; FERNANDA QUINTANILHA AZEVEDO, CPACT; MARCIA VIZZOTTO, CPACT; ARIONE DA SILVA PEREIRA, CPACT. |
Título: |
Potencial produtivo e peso específico de clones de batata coloridos. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA CLIMA TEMPERADO, 5., 2014, Pelotas. Qual o papel da ciência na agricultura familiar?: anais. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2015. 120 p. |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Clones batata. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/144443/1/Arione-Iniciacao-Cientifica3-Incluido.pdf
|
Marc: |
LEADER 00669nam a2200169 a 4500 001 2047133 005 2016-06-15 008 2015 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aCIMA, F. F. 245 $aPotencial produtivo e peso específico de clones de batata coloridos.$h[electronic resource] 260 $aIn: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA CLIMA TEMPERADO, 5., 2014, Pelotas. Qual o papel da ciência na agricultura familiar?: anais. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2015. 120 p.$c2015 653 $aClones batata 700 1 $aROCHA, D. 700 1 $aTERRES, L. 700 1 $aAZEVEDO, F. Q. 700 1 $aVIZZOTTO, M. 700 1 $aPEREIRA, A. da S.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Clima Temperado (CPACT) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|